Blue Origin, de Bezos, nomeia ex-executivo da Amazon como CEO

Por Joey Roulette

(Reuters) - Bob Smith, o presidente-executivo da empresa espacial Blue Origin, de Jeff Bezos, deixará o cargo no final do ano e será substituído pelo ex-executivo da Amazon Dave Limp, de acordo com emails vistos pela Reuters.

Limp, ex-vice-presidente sênior da Amazon que liderou a unidade de dispositivos de consumo da empresa, assumirá como presidente-executivo da Blue Origin a partir de 4 de dezembro, conforme email de Bezos, fundador da Blue Origin.

"Jeff e eu temos discutido meu plano há meses", disse Smith aos funcionários em email enviado nesta segunda-feira. Ele acrescentou que permanecerá na empresa até 2 de janeiro "para garantir uma transição tranquila com o novo presidente-executivo".

Limp, um veterano de mais de 13 anos na Amazon, supervisionou alguns dos dispositivos de consumo de maior sucesso da companhia, como as linhas de produtos Kindle e Echo. Porém, a divisão foi atingida por demissões em massa e teve dificuldades para gerar receita, e ele anunciou em agosto planos de se aposentar.

Limp tem certa experiência no segmento espacial. Enquanto estava na Amazon, ele supervisionou a criação do projeto Kuiper, uma rede planejada de milhares de satélites que competirá com a rede Starlink, da SpaceX.

Na Blue Origin, Limp supervisionará o início há muito adiado do negócio de lançamento orbital da empresa -- uma potencial fonte crucial de receita -- bem como a divisão de sondas lunares, através da qual a companhia planeja enviar humanos à superfície da Lua para a Nasa até o final da década.

(Reportagem de Joey Roleta)

Deixe seu comentário

Só para assinantes