Japão mantém expectativa de recuperação econômica modesta e melhora visão sobre lucros corporativos

TÓQUIO (Reuters) - O Japão manteve sua visão de uma recuperação modesta na terceira maior economia do mundo, mas melhorou sua avaliação dos lucros corporativos pela primeira vez desde março de 2022, mesmo tendo alertado sobre os riscos ao crescimento decorrentes de uma desaceleração global e mercados voláteis.

A economia está "se recuperando moderadamente", disse o governo em seu relatório mensal de setembro nesta terça-feira, mantendo sua visão do mês anterior, conforme as autoridades continuam seus esforços para sustentar o crescimento após o fim das restrições da Covid do início deste ano.

O governo também afirmou que os lucros corporativos estavam "melhorando como um todo", a primeira melhora em sua avaliação em um ano e meio, após uma forte temporada de balanços trimestrais.

O mais recente relatório foi divulgado após o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, ter revelado na segunda-feira os pilares de um novo pacote econômico, que incluirá medidas para aliviar a carga dos aumentos de preços e aumentar os salários.

As autoridades disseram no relatório que o consumo privado, que representa mais da metade da economia, estava "se recuperando" graças à melhoria das condições de emprego e salários. O governo também manteve sua opinião de que os gastos de capital estavam "se recuperando", sustentados por um foco empresarial no investimento em equipamentos que economizam mão de obra, como a digitalização.

Entretanto, as autoridades alertaram sobre os desafios para a economia mais ampla decorrentes do aperto monetário global, das perspectivas econômicas da China, bem como do impacto dos aumentos de preços e da volatilidade do mercado financeiro.

(Por Kaori Kaneko)

Deixe seu comentário

Só para assinantes