Toyota produz mais em agosto com ritmo mais forte no Japão

TÓQUIO (Reuters) - A Toyota Motor anunciou nesta quinta-feira que sua produção global aumentou 4% em agosto em relação ao mesmo período de 2022, atingindo 798.771 veículos e marcando um recorde para o mês.

A produção doméstica da maior montadora do mundo aumentou 22% em relação ao ano anterior, compensando uma queda de 2% no exterior.

Um mau funcionamento que paralisou todas as fábricas da empresa no Japão por um dia no final do mês passado teve pouco impacto sobre a produção.

A Toyota teve um salto de 321% na produção da Índia, onde está se beneficiando de uma parceria com a Suzuki Motor, para pouco mais de 32.000 veículos. A Reuters informou na quarta-feira que a montadora planeja construir uma terceira fábrica de automóveis no país.

A Toyota informou um salto de 9,8% nas vendas globais em agosto, para 853.285 veículos, também um recorde para o mês. Os números de produção e vendas incluem a marca de luxo Lexus.

Na China, as vendas caíram cerca de 7%. Em contrapartida, as vendas domésticas aumentaram cerca de 46% e as vendas nos EUA aumentaram 15%.

Em agosto, a montadora vendeu 11.880 veículos elétricos em todo o mundo. Isso elevou o número total de carros elétricos da Toyota vendidos nos primeiros oito meses de 2023 para cerca de 65.000, quase todos vendidos em mercados fora do Japão.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes

As mais lidas agora