S&P 500 cai após dados de inflação dos EUA e encerra um 3º trimestre fraco

Por Lewis Krauskopf e Shashwat Chauhan e Shristi Achar A

(Reuters) - O índice S&P 500 encerrou em baixa nesta sexta-feira, conforme investidores digeriram implicações de um relatório de inflação dos Estados Unidos para a política de juros do Federal Reserve e ajustavam seus portfólios no último dia de um terceiro trimestre fraco para as ações.

Os índices S&P 500 e Nasdaq registraram suas maiores quedas percentuais mensais do ano, enquanto os três principais índices tiveram suas primeiras quedas trimestrais em 2023.

Dados mostraram que o índice PCE, excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, aumentou 3,9% em uma base anual em agosto, a primeira vez em mais de dois anos que ficou abaixo de 4%. O Fed acompanha o índice de preços PCE para sua meta de inflação de 2%.

Inicialmente, as ações subiram após o relatório do PCE, mas depois se enfraqueceram.

O Dow Jones caiu 0,47%, para 33.507,5 pontos. O S&P 500 perdeu 0,27%, para 4.288,05 pontos. O Nasdaq ganhou 0,14%, para 13.219,32 pontos.

Entre os setores do S&P 500, o de energia caiu cerca de 2% e o financeiro recuou 0,9%. O setor de energia permaneceu, de longe, como o de melhor desempenho.

No trimestre, o S&P 500 caiu cerca de 3,6%, o Dow Jones perdeu 2,6% e o Nasdaq recuou 4,1%. Em setembro, o S&P 500 cedeu 4,9%, o Dow Jones caiu 3,5% e o Nasdaq perdeu 5,8%.

Os dados altamente esperados do PCE se seguiram à perspectiva "hawkish" (agressiva contra a inflação) de longo prazo da semana passada para os juros do Fed, o que abalou as ações, já que os rendimentos de referência dos Treasuries subiram para os maiores níveis em 16 anos.

Continua após a publicidade

Investidores também estavam atentos a Washington. Os republicanos radicais da Câmara dos Deputados dos EUA rejeitaram um projeto de lei proposto por seu líder para financiar temporariamente o governo, tornando quase certo que as agências federais fecharão parcialmente a partir de domingo.

Deixe seu comentário

Só para assinantes