Fed continuará "trabalhando" para reduzir a inflação, diz Waller
(Reuters) - O diretor do Federal Reserve Christopher Waller reiterou nesta terça-feira a determinação do banco central dos Estados Unidos de reduzir a inflação para sua meta de 2%, mas não comentou sobre as perspectivas econômicas ou sua opinião sobre a melhor trajetória imediata para a política monetária.
"A estabilidade de preços é uma responsabilidade primordial do Federal Reserve", disse Waller em comentários para uma conferência no Mercatus Center da George Mason University, na Virgínia. "É por isso que tomamos medidas enérgicas para reduzir a inflação -- e é por isso que continuaremos trabalhando para atingir nosso objetivo."
A maioria dos seus comentários centrou-se na forma como a política monetária mudou desde a década de 1970, quando se considera que o Fed perdeu o controlo sobre a inflação, até o período mais recente, quando o banco central utiliza regras de política monetária para determinar suas decisões sobre os juros, incluindo uma desenvolvida pelo professor de Stanford John Taylor.
"Ao considerar a resposta adequada da política monetária necessária para que a inflação volte a 2%, considero útil recorrer às conclusões da literatura (acadêmica) sobre regras de política monetária", disse Waller.
"Essas descobertas incluem a noção do 'princípio de Taylor' de que os desvios da inflação em relação à meta provavelmente devem ser atendidos por uma resposta maior do que um para um da taxa básica de juros -- uma resposta que ajuda a garantir que a taxa de juros real seja aumentada em apertos de política monetária."
Waller tem sido um firme defensor dos aumentos das taxas de juro do Fed, que levaram a taxa de curto prazo para o seu atual intervalo de 5,25%-5,50%. Isso está acima da média de alta de 3% do índice de preços de despesas de consumo pessoal dos últimos seis meses.
(Por Ann Saphir)
Deixe seu comentário