Wall Street sobe com Fed mais brando em meio à queda de rendimentos dos Treasuries

Por Sinéad Carew e Shashwat Chauhan

(Reuters) - Os índices de Wall Street fecharam em alta, e registraram o terceiro dia consecutivo de ganhos, nesta terça-feira, depois que comentários mais brandos em relação à inflação por parte de autoridades do Federal Reserve contribuíram para uma redução dos rendimentos dos Treasuries, enquanto investidores monitoravam com cautela os acontecimentos no Oriente Médio.

Após os comentários de importantes autoridades do Fed na segunda-feira, o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, disse que o banco central dos Estados Unidos não precisa aumentar mais a taxa de juros e que ele não vê nenhuma recessão à frente.

O rendimento do Treasury de 10 anos caía frente o maior nível em 16 anos nesta terça-feira, e caminhava para sua maior baixa em um único dia desde agosto, com a retomada das negociações no mercado de títulos dos EUA, que havia ficado fechado por um feriado na segunda-feira.

Ataques aéreos israelenses atingiram Gaza nesta terça-feira, arrasando bairros inteiros do enclave densamente povoado e empobrecido, enchendo necrotérios com palestinos, incluindo mulheres e crianças, como "vingança" por ataques mortais do Hamas no fim de semana, que desencadearam alguns dos piores derramamentos de sangue em 75 anos.

"Todo mundo está de olho no conflito no Médio Oriente e nos rendimentos dos títulos", disse John Praveen, diretor-geral e codiretor de investimentos da Paleo Leon.

Embora os comentários "dovish" do Fed tenham ajudado as ações nesta terça-feira e os investidores se tenham mostrado otimistas em relação ao Oriente Médio, Praveen disse que essa opinião poderia mudar se, por exemplo, os combates se estendessem a outros países da região.

O Dow Jones subiu 0,4%, para 33.739,3 pontos. O S&P 500 ganhou 0,52%, para 4.358,24 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 0,58%, para 13.562,84 pontos.

Dez dos 11 principais setores do S&P 500 avançaram, com o setor de serviços públicos na liderança dos ganhos, enquanto o de energia teve o pior desempenho, com variação negativa de 0,02% após sua alta de 3,5% na segunda-feira.

Continua após a publicidade

Nesta terça-feira, o presidente do Fed de Mineápolis, Neel Kashkari, disse acreditar que a economia dos EUA está no caminho para um pouso suave, no qual a inflação volta para a meta de 2% do Federal Reserve, mas a taxa de desemprego não aumenta acentuadamente.

Mas, embora Kashkari tenha dito que os ganhos recentes nos rendimentos dos Treasuries possam reduzir a necessidade de mais aumentos nos juros, ele advertiu que, se os retornos estiverem mais altos devido a mudanças nas expectativas sobre a política monetária do Fed, o banco central poderá "precisar seguir adiante" para manter esses rendimentos.

Operadores colocam a chance de a taxa de juros permanecer inalterada em novembro e dezembro em cerca de 86% e 73%, respectivamente, de acordo com a ferramenta FedWatch da CME.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes

As mais lidas agora