Ações da GetNinjas sobem quase 15% após Reag acionar OPA
SÃO PAULO (Reuters) - As ações da GetNinjas fecharam em alta de quase 15% na bolsa nesta sexta-feira, após a gestora de ativos Reag alcançar uma participação na empresa que obriga a realização de uma oferta pública de aquisição de ações (OPA) aos demais acionistas.
As ações da empresa, que administra uma plataforma de contratação de prestadores de serviços, subiram 14,52%, para 4,81 reais. Na máxima da sessão, os papéis chegaram a 5,2 reais, alta de 23,8%.
Relacionadas
A companhia informou, na quarta-feira à noite, que a Reag atingiu 25% de participação em seu capital social, o que obriga a gestora a realizar uma OPA, conforme prevê o estatuto da GetNinjas.
Na noite desta sexta-feira, a GetNinjas informou ao mercado que a Reag voltou a aumentar seu percentual de participação na empresa, agora para 29,99%.
O diretor-presidente e de relações com investidores da GetNinjas, Eduardo Orlando L’Hotellier, também anunciou o aumento de sua fatia na empresa para 24,99%, em comunicado separado.
"O aumento da participação acionária detida pelo adquirente busca reforçar sua posição de acionista relevante da companhia, com o objetivo de, na qualidade de fundador da Getninjas, seguir atuando ativamente em seus órgãos de administração e contribuir com o desenvolvimento e execução da sua estratégia de negócios", disse comunicado divulgado pelo executivo.
O documento acrescenta que L’Hotellier não "tem a intenção de alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da companhia".
A OPA deverá ser lançada pela Reag em até 60 dias após o atingimento da participação, por um preço por ação correspondente à cotação média ponderada dos papéis nos 30 pregões anteriores a 11 de outubro, atualizado pela taxa Selic até o efetivo anúncio da operação, segundo o estatuto.
A Reag disse, em comunicação divulgada pela GetNinjas na quarta-feira, que visa deter influência na administração da companhia e submeter à análise do Conselho de Administração e dos acionistas sua visão sobre os negócios da empresa, "bem como oportunidades de aquisição de negócios por essa".
O grupo financeiro, que também atua em áreas como assessoria de investimentos, ainda afirmou que pretende eleger um novo conselho na GetNinjas, o que depende de aval dos acionistas em assembleia.
A OPA vem meses após a ação da GetNinjas atingir mínima histórica, a 2,11 reais, em abril deste ano, e à medida que o preço de tela segue muito distante daquele fixado no IPO, realizado em 2021, a 20 reais. Na máxima, logo depois da abertura de capital, o papel tocou os 29 reais.
No final de setembro deste ano, a GetNinjas anunciou uma redução de capital no valor de 223,5 milhões de reais e a restituição dos recursos aos acionistas, em dinheiro.
O Ibovespa, índice de referência da bolsa brasileira e do qual a GetNinjas não faz parte, fechou em queda de 1,11% nesta sexta-feira.
(Por André Romani; reportagem adicional de Patrícia Vilas Boas)