GPA dispara com anúncio sobre venda restante de participação no Éxito

SÃO PAULO (Reuters) - As ações do GPA dispararam mais de 17% nesta segunda-feira, após a companhia anunciar que seu conselho de administração aprovou acordo para a venda da participação restante no Éxito para o Grupo Calleja, de El Salvador.

A operação envolve a realização de uma oferta pública de aquisição (OPA) das ações da Éxito pelo Calleja da ordem de 1,175 bilhão de dólares, sendo que a participação do GPA corresponde a 790 milhões de reais na cotação atual.

Às 11h15, as ações do GPA tinham elevação de 16,47%, a 4,03 reais, tendo chegado a 4,06 reais na máxima até o momento (+17,34%), e respondiam com folga pelo melhor desempenho do Ibovespa, que subia 0,46%.

Analistas do BTG Pactual veem a decisão como um "trigger" positivo para as ações do GPA nesta sessão.

"A empresa encerrou segundo trimestre com alavancagem financeira de 7 vezes a dívida líquida/Ebitda pós-IFRS16, que cairá assumindo a entrada de 790 milhões com a venda do Éxito", afirmaram Luiz Guanais e equipe em relatório.

Ainda assim, reiteraram a recomendação "neutra" para os papéis, enxergando as ações do GPA ainda como uma opção mais arriscada do que outras companhias de varejo alimentar.

"Apesar da sua desalavancagem gradual, vemos menos espaço para a empresa expandir a área de vendas e as margens no Brasil."

Em 2023, os papéis do GPA ainda acumulam um declínio em torno de 15%.

(Por Paula Arend Laier)

Deixe seu comentário

Só para assinantes