Lula manifesta 'satisfação' com retirada de sanções dos EUA à Venezuela
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira que recebeu "com satisfação" a informação de que os Estados Unidos retiraram sanções impostas à Venezuela.
Na quarta-feira, o governo Biden aliviou amplamente as sanções ao setor de petróleo e gás da Venezuela em resposta a um acordo eleitoral de 2024 alcançado entre o governo venezuelano e a oposição do país.
"Recebi com satisfação a notícia de que o governo dos EUA retirou sanções contra a Venezuela, depois que o governo e a oposição venezuelanos assinaram um acordo para eleições justas no ano que vem", publicou Lula na rede social X, antigo Twitter.
"Sanções unilaterais prejudicam a população dos países afetados e dificultam processos de mediação e resolução de conflitos", acrescentou.
A retirada das sanções abrange o setor de petróleo e gás e o setor de ouro da Venezuela. O Tesouro dos EUA também removeu a proibição de negociação secundária de certos títulos venezuelanos.
A decisão dos EUA ocorre na esteira de meses de negociações em que Washington pressionou Caracas por ações concretas rumo a eleições democráticas em troca do levantamento de algumas — mas não todas — das duras sanções impostas pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump.
Deixe seu comentário