Fed pode precisar manter juros inalterados durante todo ano, diz Kashkari
(Reuters) - A estagnação da inflação causada em parte pela força do mercado imobiliário significa que o Federal Reserve precisará manter os custos dos empréstimos inalterados por um "período prolongado" e, possivelmente, durante todo o ano, disse o presidente do Federal Reserve de Minneapolis, Neel Kashkari, nesta terça-feira.
"Eu precisaria ver várias leituras positivas de inflação sugerindo que o processo de desinflação está no caminho certo" para apoiar um corte nos juros, disse Kashkari em uma conferência do Milken Institute.
Relacionadas
Ele observou que também acompanhará a evolução do mercado de trabalho, onde um enfraquecimento "acentuado" também poderia justificar um corte na taxa básica.
A barreira para um aumento das taxas é "bastante alta, mas não infinita", disse". Há um limite quando dizemos: 'OK, precisamos fazer mais' Acho que é muito mais provável que fiquemos parados por mais tempo do que esperamos, ou do que o público espera agora, até vermos o efeito de nossa política monetária."
Ele afirmou ainda que, em março, acreditava que o Fed precisaria fazer dois cortes nos juros este ano. No próximo mês, porém, Kashkari pode reduzir essa previsão para apenas um corte ou até mesmo nenhum corte, dependendo dos dados.
(Por Ann Saphir)