Apoio do Congresso dos EUA a Fed independente é muito forte, diz Powell
AMSTERDÃ (Reuters) - O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, disse nesta terça-feira que o apoio à independência do banco central dos Estados Unidos segue "muito forte" no Congresso, rejeitando preocupações que surgiram recentemente em coberturas jornalísticas de que a autonomia pode ser comprometida em um eventual segundo mandato de Donald Trump.
"Estou menos preocupado com isso do que o tipo de coisa que tem sido publicado na imprensa ultimamente poderia sugerir", afirmou Powell em resposta a uma pergunta sobre a independência do banco central feita a ele em uma conferência em Amsterdã.
Relacionadas
Powell não citou o nome de Trump, mas sua referência a reportagens recentes da imprensa vem na esteira de uma matéria do Wall Street Journal no mês passado que disse que os aliados do ex-presidente estavam elaborando propostas que tentariam minar a independência do Fed se Trump vencer a eleição presidencial de novembro.
O grupo argumenta que Trump deveria ser consultado sobre as decisões relativas à taxa de juros e teria autoridade para remover Powell do cargo antes do término de seu mandato em 2026, segundo a reportagem.
Powell destacou seus laços estreitos com importantes membros do Congresso de ambos os partidos.
"Falo com representantes eleitos de ambos os partidos políticos na Câmara e no Senado, e acho que há um apoio muito forte em ambos os lados do corredor, em ambos os lados do Capitólio, a um Fed independente", disse Powell.
"Acho que as pessoas entendem que estamos lá apenas para fazer nosso trabalho em uma base não política e não partidária. Ninguém é perfeito. Todos cometem erros, mas o Fed está fazendo o melhor que pode com as ferramentas que dispõe e com o conhecimento que tem da economia. Acho que isso é amplamente compreendido e apoiado no Capitólio."
(Por Bart Meijer, Toby Sterling e Dan Burns)