Governo busca déficit zero em 2024 e não trabalha com banda de tolerância, diz Tebet

Por Bernardo Caram

BRASÍLIA (Reuters) - O governo não está trabalhando com base na banda de tolerância para a meta fiscal, disse nesta quarta-feira a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, enfatizando que a meta buscada para este ano é de déficit zero.

Em audiência pública na Comissão Mista de Orçamento do Congresso, Tebet disse que há uma grande preocupação com a compressão das despesas discricionárias do governo ano a ano.

Ela defendeu um processo de revisão de gastos para reduzir a pressão que as despesas obrigatórias geram no Orçamento, mas ponderou que decisões nesse sentido dependem de deliberação política do governo.

A meta para este ano é de déficit primário zero, mas o arcabouço fiscal dá ao governo uma banda de tolerância de 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB) para mais ou para menos. A atual projeção do governo é que o ano será encerrado com um déficit de 14,5 bilhões de reais, dentro da margem de tolerância.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.