Tempestade tropical Alberto se forma sobre o Golfo do México e provoca enchentes
CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - A tempestade tropical Alberto, a primeira a receber um nome na atual temporada de furacões do Atlântico, se formou sobre o oeste do Golfo do México, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) nesta quarta-feira, provocando enchentes ao redor da costa sul dos Estados Unidos.
A tempestade estava a cerca de 300 quilômetros ao leste de Tampico, no México, com ventos máximos sustentados de 65 km/h, segundo o serviço sediado em Miami. A tempestade deve se dissipar sobre o México ainda na noite de quinta-feira.
O NHC disse que a tempestade é bem grande e que chuvas, enchentes nas costas e fortes ventos podem ocorrer longe do seu centro, pelo nordeste do México e na costa sul do Texas.
Fortes chuvas também podem ter um impacto em grandes regiões da América Central, alertou o NHC, uma região que ainda está enfrentando fortes chuvas que deixaram cerca de 11 pessoas mortas em El Salvador durante o fim de semana por causa de deslizamentos de terra e acidentes de estradas.
“Enchentes que representam risco de vida e deslizamentos de terra são prováveis em terrenos mais altos e nas suas proximidades nos Estados mexicanos de Coahuila, Nuevo León e Tamaulipas”, disse o centro, incluindo Ciudad Victoria, cidade no leste do país, e Monterrey, a terceira maior cidade do México no Estado de Nuevo León.
O governador do Estado de Nuevo León, Samuel García, disse no X que as pessoas precisam evitar deixar suas casas ou cruzar vias aquáticas se estiver chovendo e para manter kit de emergência ao alcance. Trabalhadores estavam prontos para lidar com possíveis impactos na rede de eletricidade, água e esgoto, causados pelos fortes ventos e chuvas, disse.
(Reportagem de Brijesh Patel, em Bengaluru; Stephanie Hamel, em Gdansk; e Sarah Morland, na Cidade do México)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.