OrizonVR vende 1,1 milhão tCO2e em crédito de carbono
Por Paula Arend Laier
SÃO PAULO (Reuters) - A OrizonVR anunciou nesta segunda-feira a venda de reduções de emissões verificadas de cerca de 1,1 milhão tCO2e dos ecoparques de João Pessoa e Jaboatão dos Guararapes para uma empresa europeia de grande porte.
Relacionadas
Os créditos de carbono são referentes aos anos de 2022 e 2023, de acordo com o fato relevante ao mercado da companhia, que atua em valorização de resíduos, sem detalhar o valor do negócio.
"Do volume total, cerca de 930 mil tCO2e estão emitidos e serão entregues imediatamente e o restante após a conclusão da auditoria que já se encontra em andamento, conforme procedimento habitual do Gold Standard", acrescentou.
"A venda de créditos de carbono tem sido muito aguardada pelos investidores", afirmaram analistas Filipe Andrade e Victor Cunha, do Itaú BBA, em relatório a clientes.
Considerarmos o Ebitda pro-forma divulgado no segundo trimestre e margem Ebitda de 97,5% para a transação, eles calculam um Ebitda total de 36,4 milhões de reais com um preço implícito para tais créditos de 6,5 dólar/tCO2e.
"A espera acabou: dia do pagamento de carbono", afirmaram os analistas, reiterando "outperform" para as ações, com preço-alvo de 55,60 reais, e avaliando que os papéis estão sendo negociados a uma TIR real implícita atrativa de 14,1%
Na bolsa paulista, por volta de 11h30, os papéis da Orizon eram negociados em alta 1,5%, a 46,1 reais. No ano, acumulam uma valorização de 19,2%.