Ações saltam em dia de eleição nos EUA com investidores à espera dos resultados
Por Chuck Mikolajczak
NOVA YORK (Reuters) - As ações norte-americanas saltaram em um amplo movimento de valorização nesta terça-feira depois que dados apontaram para uma economia norte-americana sólida, mas investidores se preparavam para negociações voláteis nesta semana, com a votação em andamento em uma eleição presidencial extremamente apertada nos Estados Unidos.
Relacionadas
O Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) informou nesta terça-feira que seu índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor não manufatureiro subiu para 56,0 no mês passado, de 54,9 no mês anterior. Esse foi o nível mais alto desde agosto de 2022.
Economistas consultados pela Reuters previam que o PMI de serviços cairia para 53,8.
O resultado da eleição pode levar dias para ser consolidado, já que as últimas pesquisas mostraram que a disputa entre o republicano Donald Trump e a democrata Kamala Harris, que impactou os mercados nos últimos meses, estava muito acirrada.
As chances do ex-presidente melhoraram nesta terça-feira nos mercados de apostas que muitos investidores consideram como indicadores eleitorais.
"Tem sido tão apertado e ... temos estado em uma faixa de preço apertada e, portanto, o que realmente está nos movendo é o posicionamento marginal para um resultado ou outro", disse Rob Haworth, estrategista sênior de investimentos do U.S. Bank Wealth Management.
"Tanto o mercado de títulos quanto o mercado de ações também estão considerando o Congresso como importante", acrescentou. "A maioria dos cenários base é de um governo dividido, mas esta eleição está tão apertada que podemos ter qualquer resultado. Esse é o desafio."
O Dow Jones subiu 1,02%, para 42.221,88 pontos. O S&P 500 ganhou 1,23%, para 5.782,76 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 1,43%, para 18.439,17 pontos.
O setor industrial, com alta de 1,67%, e o de bens de consumo discricionário, com alta de 1,83%, lideraram o avanço setorial do S&P 500. Eles também estiveram entre os cinco setores que ganharam pelo menos 1,3% na sessão.