Ações europeias registram 3ª queda semanal por China e temores com tarifas dos EUA
Por Shashwat Chauhan e Sruthi Shankar
(Reuters) - O índice pan-europeu STOXX 600 registrou sua terceira semana consecutiva de quedas nesta sexta-feira, prejudicado por medidas de estímulo econômico na China vistas como pouco satisfatórias, bem como por preocupações de que tarifas sob a Presidência de Donald Trump nos Estados Unidos possam prejudicar o crescimento econômico.
Relacionadas
O STOXX 600 fechou em queda de 0,6%, com setores expostos à China, como o de mineradoras e o de luxo perdendo mais de 3% cada. A maioria dos principais setores ficou no território negativo, exceto os defensivos, como o de imobiliário e o de saúde.
A China divulgou um pacote de dívida de 10 trilhões de iuanes (1,40 trilhão de dólares) nesta sexta-feira, decepcionando investidores que especulavam com a possibilidade de uma bazuca fiscal. Em resposta, os preços dos metais recuaram, pesando sobre mineradoras como a Rio Tinto e a Glencore. [MET/L]
A maioria das ações francesas de luxo recuou, com a LVMH em queda de 3,3% e a Kering em baixa de 8%.
O índice de referência europeu registrou perdas semanais de 0,2%, com investidores também avaliando a probabilidade de tarifas depois que Trump reconquistou a Presidência dos EUA com uma vitória arrebatadora nesta semana.
"A maioria das pessoas antes da eleição disse que Trump talvez seja bom para os EUA, mas não é bom para o resto do mundo, e particularmente não é bom para as regiões que dependem da exportação para o consumidor dos EUA, que é em grande parte a Europa", disse Guy Stear, chefe de estratégia de mercados desenvolvidos da Amundi.
Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,84%, a 8.072,39 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,76%, a 19.215,48 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,17%, a 7.338,67 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,48%, a 33.816,58 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,16%, a 11.551,60 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,61%, a 6.387,74 pontos.