Brasil eleva taxa de importação para células usadas em painéis solares

SÃO PAULO (Reuters) - O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex) deliberou nesta segunda-feira pela elevação da tarifa de importação de células fotovoltaicas usadas na cadeia produtiva de painéis de geração de energia solar.

Segundo nota do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o aumento tarifário visa o fortalecimento da produção local e geração de empregos no Brasil.

Havia recomendação para que a tarifa fosse elevada de 9,6% para 25% (extra-cota), enquanto a intra-cota deveria permanecer zerada até 30 de junho de 2025.

A nota do ministério não detalha para quanto foi o imposto.

Insumos de vidro para fins industriais também tiveram alta na tarifa.

Segundo o comunicado, o Gecex-Camex também deliberou nesta segunda-feira pela redução do imposto de importação de 13 produtos de vários setores, entre eles medicamentos usados no tratamento de câncer de próstata e outros tipos de câncer.

"As reduções alcançam ainda insumos usados na produção de luvas médicas, pás eólicas, pneus e defensivos agrícolas; além de lentes de contato hidrogel e filmes utilizados em radiografias, entre outros", afirmou.

As tarifas de importação que foram zeradas variavam de 3,6% a 18%.

(Por Roberto Samora)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.