UE deve lançar compra conjunta de hidrogênio em setembro
Por Eric Onstad e Kate Abnett
LONDRES/BRUXELAS (Reuters) - A União Europeia lançará sua plataforma de compras conjuntas para recursos críticos com compra de hidrogênio em setembro, disseram três fontes da UE à Reuters.
As compras de minerais críticos virão em seguida, possivelmente no terceiro trimestre, enquanto a de gás será a última, sem prazo definido, disseram as três fontes, que não quiseram ser identificadas.
O bloco quer agrupar os pedidos de compra para dar aos participantes mais poder de influência para conseguir melhores negócios em minerais críticos, essenciais para a transição verde, que são negociados em mercados escassos e dominados pela China.
A ideia surgiu de um mecanismo existente para a compra conjunta de gás natural, o AggregateEU, que foi lançado durante a crise energética em 2022.
O AggregateEU será encerrado no final de março, e a nova plataforma tomará seu lugar, acrescentaram as fontes.
No AggregateEU, os Estados membros eram obrigados a trazer determinados volumes de demanda de gás para a plataforma. Em contrapartida, o novo mecanismo de compra conjunta será voluntário, disseram as fontes.
Não está claro quanto gás foi comprado pela AggregateEU, já que as empresas não são obrigadas a informar isso à Comissão Europeia.
Uma das fontes disse que o objetivo da nova plataforma era fornecer todas as informações necessárias para facilitar uma negociação.
"Não planejamos intervir e substituir os mercados", disse a fonte. "Estamos tentando ser a interface, fornecendo uma ferramenta que realmente apoiaria o mercado."
(Reportagem de Eric Onstad e Kate Abnett)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.