Transpetro lança licitação internacional para contratar 8 navios gaseiros

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Transpetro lançou nesta segunda-feira uma concorrência internacional para contratar oito navios gaseiros, visando triplicar a capacidade de transporte de GLP e derivados e permitir o transporte de amônia, informou a Petrobras.

A licitação é voltada para a contratação de embarcações com capacidades de 7 mil, 10 mil e 14 mil metros cúbicos e faz parte do Programa de Renovação e Ampliação da Frota do Sistema Petrobras, que teve início em julho do ano passado e viabilizou a contratação de quatro navios da classe handy em janeiro deste ano.

O lançamento oficial da licitação acontece nesta segunda-feira em evento de fomento à indústria naval com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Angra dos Reis (RJ). A cerimônia também marcará a assinatura de protocolos de intenções para avaliar a viabilidade de reaproveitamento de 10 plataformas da Petrobras.

"A expectativa é que essas iniciativas impulsionem a geração de empregos e ampliem a participação da indústria brasileira no setor naval e offshore", disse a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, em nota.

A ampliação da frota de gaseiros da subsidiária de transporte e logística da Petrobras leva em consideração o aumento de produção de gás natural no país.

Os novos gaseiros também vão atender a demanda da Petrobras na costa brasileira e na navegação fluvial, como já ocorre na região Norte do país e na Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, disse a companhia.

"Com essa contratação, vamos aumentar de seis para 14 o número de navios da nossa frota de gaseiros, ampliando a capacidade de transporte de 36 mil para até 108 mil metros cúbicos. Vamos consolidar a Transpetro como maior armador brasileiro no transporte de gás", afirmou o presidente da Transpetro, Sergio Bacci.

Um dos lotes da concorrência contemplará cinco navios, sendo três embarcações de 7 mil metros cúbicos de capacidade e duas de 14 mil metros cúbicos. Esses navios gaseiros serão do tipo pressurizado, destinados ao transporte de GLP e derivados.

Continua após a publicidade

Já o segundo lote contempla a aquisição de três navios com capacidade de 10 mil metros cúbicos, do tipo semirefrigerado. Essas embarcações poderão carregar amônia, produto que hoje não é transportado pela Transpetro.

Pelas regras da licitação, empresas e grupos interessados devem apresentar proposta em 90 dias. A previsão é que primeiro navio deva ser lançado em até 30 meses após a formalização do contrato. Os demais devem ser entregues sucessivamente a cada seis meses. 

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.