Brasil e Paraguai vão firmar até 30 de maio novo acordo sobre energia de Itaipu

SÃO PAULO/BRASÍLIA (Reuters) - Brasil e Paraguai concordaram nesta sexta-feira que será firmado até 30 de maio deste ano um novo Anexo C do tratado de Itaipu Binacional, sobre novas condições financeiras de comercialização de energia da hidrelétrica, informou o Itamaraty em nota.

O acordo será feito nos termos do "Entendimento entre Brasil e Paraguai sobre Diretrizes Relacionadas à Energia de Itaipu Binacional", de 16 de abril de 2024, conforme a nota do Ministério de Relações Exteriores brasileiro.

Pelo pré-acordo, a partir de 2026, a expectativa era de que a tarifa caísse para entre US$10 e US$12, disse o Ministério de Minas e Energia anteriormente, já que ficaria livre de custos adicionais, enquanto o Brasil pagaria ao Paraguai apenas o valor do custo operacional de Itaipu.

Também havia sido acordado que o Paraguai poderia vender sua energia excedente ao Brasil de maneira direta e disputando mercado com geradores brasileiros.

"As Altas Partes reiteraram o compromisso dos dois governos de avançar no continuado fortalecimento da Itaipu Binacional, o que reflete o excelente estado das relações bilaterais", afirmou o Itamaraty.

(Por Lisandra Paraguassu e Letícia Fucuchima)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.