Presidente do BC belga alerta sobre risco de "sonambulismo" em relação a cortes excessivos pelo BCE, diz FT

(Reuters) - O membro do Conselho do Banco Central Europeu e presidente do banco central da Bélgica, Pierre Wunsch, disse que a zona do euro enfrenta o risco de "sonambulismo" com cortes excessivos nas taxas de juros e deve estar preparada para parar em breve, informou o Financial Times nesta segunda-feira.

Wunsch disse que se sente "relativamente confortável" com a expectativa do mercado de taxas de 2% até o final do ano, disse o FT.

Em 30 de janeiro, o BCE reduziu sua taxa de depósito em 25 pontos-base, para 2,75%, e os formuladores de políticas orientaram para uma nova redução em março, uma vez que as preocupações com o crescimento econômico sem brilho superam as preocupações com a inflação persistente.

"Não estou defendendo uma pausa em abril, mas não devemos caminhar a passos largos para (uma taxa de juros de) 2% sem pensar nisso. Se os dados justificarem um novo corte, nós o faremos. Se não justificarem, talvez tenhamos que fazer uma pausa", disse Wunsch, segundo o Financial Times.

Ele também destacou a crescente incerteza sobre o nível adequado das taxas de juros, dizendo que "nem mesmo tenho certeza" se as taxas continuam restritivas para o crescimento e a inflação.

O BCE cortou as taxas de juros cinco vezes desde junho do ano passado e os formuladores de políticas estão cada vez mais ativos em seu debate sobre até que ponto as taxas devem ser reduzidas quando a inflação ainda está um pouco alta demais, mas o crescimento econômico está pouco acima de zero.

(Reportagem de Surbhi Misra, em Bengaluru)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.