Nagel prevê mais cortes de juros pelo BCE em meio a perspectiva "encorajadora" para inflação
FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu terá espaço para reduzir ainda mais a taxa de juros se a inflação desacelerar para sua meta de 2% neste ano, como é esperado, disse o membro da instituição Joachim Nagel nesta terça-feira, acrescentando que a perspectiva para os preços é "encorajadora".
Espera-se que o BCE corte os juros pela quinta vez consecutiva na próxima semana, depois de observar a inflação cair de um patamar de dois dígitos após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022 para pouco mais de 2% nos últimos meses.
Nagel disse que os dados, especialmente os mais recentes sobre o crescimento dos preços, sugerem que o BCE provavelmente atingirá sua meta neste ano.
"Isso permitirá que nós, no Conselho do BCE, reduzamos ainda mais a taxa de juros", disse ele em um discurso ao apresentar as contas anuais do banco central alemão.
"De modo geral... a perspectiva para os preços é bastante encorajadora", acrescentou ele, ao mesmo tempo em que advertiu sobre "o núcleo da inflação persistentemente elevado e a força inalterada da inflação de serviços".
(Por Francesco Canepa)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.