Lula diz que já definiu nome para SRI, mas ainda vai conversar com escolhido

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que já escolheu um nome para ocupar a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), cargo responsável pela articulação política do governo, mas só vai anunciar depois que conversar com a pessoa.

"Já está escolhido", disse o presidente em breve entrevista a jornalistas. "Eu vou contar (o nome) quando eu falar com a pessoa primeiro".

Lula terá de nomear um novo ministro para a SRI após ter decidido demitir a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e deslocar para a pasta o atual encarregado da articulação política do governo, Alexandre Padilha.

Até agora, dois nomes petistas aparecem como mais fortes, o do líder do governo na Câmara, José Guimarães (CE), e a da presidente do partido, Gleisi Hoffmann.

Como mostrou a Reuters, o presidente voltou a considerar Gleisi, apesar da resistência de aliados dentro e fora do governo. A avaliação é que a deputada tem dificuldades de relacionamento com o centrão, que é parte importante da governabilidade no Congresso.

Já o nome de Guimarães passou a circular com força na terça-feira, depois do deputado ter sido chamado para uma conversa com Lula. O petista tem bom relacionamento no Congresso, mas aliados do presidente acreditam que seria mais útil para o governo um ministro diretamente dos partidos aliados, e não mais um petista.

"Parte da coalizão que elegeu o presidente não se sente representado no círculo mais próximo, e isso enfraquece as relações do governo", disse à Reuters um aliado de primeiro escalão.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.