Chefe de comércio da UE diz que EUA não estão interessados em acordo para evitar tarifas

Por Philip Blenkinsop

BRUXELAS (Reuters) - O governo Trump não parece interessado em negociações para evitar um conflito comercial com a União Europeia, disse o chefe de comércio da UE nesta segunda-feira, dois dias antes de os Estados Unidos imporem tarifas sobre todas as suas importações de aço e alumínio.

O comissário europeu de Comércio, Maros Sefcovic, disse a repórteres em Bruxelas que viajou a Washington no mês passado com o objetivo de iniciar um diálogo para evitar "o sofrimento desnecessário de medidas e contramedidas".

Os dois lados identificaram algumas áreas de benefícios mútuos a serem buscadas, disse Sefcovic.

"Mas, no final, uma mão não pode bater palmas sozinha. O governo dos EUA não parece estar se empenhando em fazer um acordo", afirmou.

Sefcovic disse que a União Europeia está pronta para um engajamento construtivo, que ninguém ganha com as tarifas e que os parceiros com US$1,7 trilhão de comércio mútuo devem ser "extremamente cuidadosos".

"Portanto, nossas portas estão abertas. Mas, é claro, se isso não trouxer um resultado positivo, nesse caso sempre protegeremos as empresas, os trabalhadores e os consumidores europeus de tarifas injustificadas", disse.

"Acho que fomos muito claros sobre isso e sei que eles não esperam menos de nós."

(Reportagem de Philip Blenkinsop e Bart Meijer)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.