Wall Street salta com compra de papéis em liquidação
Por Stephen Culp
NOVA YORK (Reuters) - As ações dos Estados Unidos se recuperaram nesta sexta-feira, com investidores em busca de pechinchas no final de uma semana tumultuada, na qual a escalada da guerra comercial do presidente norte-americano, Donald Trump, alimentou temores de recessão e reduziu o apetite por risco.
Uma amplo movimento de alta impulsionou os três principais índices de ações dos EUA a obterem ganhos sólidos, com megacaps relacionadas à tecnologia, recentemente enfraquecidas, desfrutando de uma recuperação. Cada uma das ações de impulso relacionadas à inteligência artificial das chamadas Sete Magníficas avançou, embora seis delas permaneçam em baixa no ano.
Os índices S&P 500 e Nasdaq registraram seus maiores ganhos percentuais diários desde 6 de novembro, um dia após a eleição presidencial norte-americana.
"Não vejo um catalisador que possa desencadear essa enorme alta que estamos vendo nos mercados", disse Ross Mayfield, analista de estratégia de investimentos da Baird.
"Obviamente, estamos 10% abaixo dos picos históricos e bastante sobrevendidos, o que cria boas condições para um movimento de alta, mesmo que problemas fundamentais não sejam resolvidos."
Mesmo com a recuperação desta sexta-feira, os índices S&P 500 e Nasdaq registraram suas quartas perdas semanais consecutivas. O índice Dow Jones também registrou uma queda semanal.
Dados animadores sobre inflação divulgados na quarta-feira e na quinta-feira foram ofuscados esta semana por crescentes incertezas decorrentes das políticas de Trump, que mudam com frequência, incluindo ameaças de tarifas contra os maiores parceiros comerciais dos EUA.
Essas incertezas fizeram com que investidores fugissem das ações em favor de ativos considerados seguros, elevando os preços do ouro acima do nível de US$3.000 pela primeira vez.
O Dow Jones subiu 1,65%, para 41.488,19 pontos. O S&P 500 avançou 2,13%, para 5.638,94 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq ganhou 2,61%, para 17.754,09 pontos.
Todos os 11 principais setores do S&P 500 terminaram em alta, com o de tecnologia desfrutando do maior ganho percentual, subindo 3%.
((Tradução Redação Brasília))
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.