BCE contratará auditoria para investigar falha em pagamentos em 28 de fevereiro

FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu contratará uma grande empresa de auditoria para investigar uma falha que atingiu seu sistema no mês passado e causou atrasos nos pagamentos e negociações financeiras para milhares de pessoas, disse a presidente do BCE, Christine Lagarde, nesta quinta-feira.

O sistema de pagamentos Target do BCE sofreu uma falha significativa em 28 de fevereiro, causada por um componente de hardware com mau funcionamento e agravada por um diagnóstico inicial equivocado de problemas no banco de dados.

Lagarde disse que os quatro bancos centrais que administram o Target - os da Alemanha, Itália, França e Espanha - estão investigando por que demorou tanto para identificar o problema e por que os sistemas de backup não entraram em ação imediatamente.

"O supervisor, que é uma das grandes empresas de auditoria e que tem a obrigação de fazer isso, também será incluído na investigação", disse Lagarde a parlamentares europeus durante uma audiência.

Ela não citou o nome da empresa. A Deloitte realizou uma investigação anterior sobre uma série de falhas em 2020, após a qual o BCE reformulou o Target e, em particular, sua estrutura de gerenciamento de crises.

"Precisamos ser totalmente transparentes quanto ao que está acontecendo e como corrigir para que não aconteça novamente", disse Lagarde.

(Reportagem de Francesco Canepa)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.