Premiê da Itália diz que tarifas dos EUA atingiriam produtores do país fortemente
ROMA (Reuters) - A introdução de novas tarifas pelos Estados Unidos atingiria fortemente os produtores italianos, disse a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, em Roma nesta quarta-feira, acrescentando que todos os esforços devem ser feitos para evitar uma guerra comercial.
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciará novas e abrangentes tarifas sobre os parceiros comerciais nesta quarta, arriscando aumentos de custos e provavelmente atraindo retaliações de todos os lados.
"Está claro que a introdução de novas tarifas teria repercussões pesadas para os produtores italianos", disse Meloni durante uma cerimônia.
Meloni, que é amiga de Trump e que tem sido mais cautelosa do que outros líderes da União Europeia sobre como o bloco deve reagir às tarifas, disse que não descarta "respostas adequadas" para defender os produtos italianos.
Separadamente, o ministro italiano de Assuntos da UE, Tommaso Foti, alertou contra uma abordagem de "olho por olho" da Itália e da Europa.
"Não deve ser uma reação instintiva, mas uma reação fundamentada. Há uma necessidade de diálogo... quanto menos levantarmos a voz, melhor, o ponto deve ser determinado quando estivermos na mesa (de negociação)", disse ele em um evento de lobby empresarial em Roma.
(Por Antonella Cinelli e Angelo Amante)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.