S&P 500 atinge menor nível em quase um ano com menores esperanças de concessões tarifárias
Por Sinéad Carew e Shashwat Chauhan
(Reuters) - O índice S&P 500 teve forte queda nesta terça-feira, fechando abaixo de 5.000 pontos pela primeira vez em quase um ano, após reverter uma forte valorização pela manhã, com investidores menos esperançosos em relação a quaisquer adiamentos ou concessões iminentes dos Estados Unidos em relação às tarifas.
O S&P 500, que caiu 1,6% nesta terça-feira, já perdeu US$5,8 trilhões em valor de mercado desde que o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou pesadas tarifas globais contra parceiros comerciais dos EUA na quarta-feira. Isso representou um declínio de mais de 12%, sua maior queda percentual em quatro dias desde a pandemia, de acordo com dados da LSEG.
O S&P havia subido mais de 4% no início desta terça-feira, com investidores esperando que Trump suavizasse sua posição ou adiasse o prazo de 9 de abril para as tarifas.
Mas a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse nesta terça-feira que Trump espera que as tarifas entrem em vigor, apesar de ela ter dito que quase 70 países entraram em contato a fim de iniciar negociações para reduzir o impacto das políticas comerciais dos EUA.
A Casa Branca disse na tarde desta terça-feira esperar que as tarifas de 104% sobre a China entrem em vigor em 9 de abril.
Isso ocorreu após a China ter dito anteriormente que nunca aceitaria a "natureza de chantagem" da ameaça de Trump de aumentar as tarifas sobre as importações chinesas para mais de 100%.
O representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, acrescentou nesta terça-feira que não são esperadas isenções às tarifas globais no curto prazo.
O S&P 500 ficou mais próximo da confirmação de um mercado em baixa, terminando quase 19% abaixo de seu fechamento recorde alcançado em 19 de fevereiro. Uma queda de 20% representaria um mercado em baixa.
A última vez que o índice fechou abaixo de 5.000 pontos foi em 19 de abril do ano passado.
O S&P 500 perdeu 1,57%, para 4.982,77 pontos. O Dow Jones caiu 0,84%, para 37.645,59 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 2,15%, para 15.267,91 pontos.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.