Enel São Paulo melhorou desempenho após problemas, diz diretor-geral da Aneel
Por Rodrigo Viga Gaier
RIO DE JANEIRO (Reuters) - A distribuidora de energia Enel São Paulo apresentou melhora do desempenho após problemas com prestação dos serviços aos consumidores em 2023 e 2024, disse nesta quinta-feira o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa.
"Melhorou a performance (da Enel São Paulo), o que temos que avaliar é o quão melhorou, e em que ponto isso é suficiente para que o processo de caducidade seja encerrado", disse Feitosa a jornalistas em evento no Rio de Janeiro.
A concessionária paulista do grupo italiano Enel recebeu fortes críticas da população e autoridades pela atuação considerada insuficiente para atender os consumidores diante de eventos climáticos extremos que afetaram sua rede elétrica nos últimos anos. A empresa recebeu intimação da Aneel, em processo que poderia em última instância resultar na perda do contrato pela distribuidora.
Em comentário sobre a conta de luz, Feitosa afirmou que a bandeira tarifária amarela poderá eventualmente ser acionada no mês de maio, impondo uma cobrança extra nas contas de luz após uma sequência de cinco meses sem valores adicionais.
"Ainda não temos garantia para isso", disse ele sobre a bandeira de maio, ressaltando que o país não enfrenta uma situação de estresse hídrico ou pico de consumo que justifique uma cobrança ainda maior na conta, com acionamento da bandeira vermelha.
O presidente da Enel Brasil, Antonio Scala, também disse que índices da empresa mostraram uma melhora da qualidade dos serviços da Enel São Paulo, acrescentando que o desafio agora é "convencer a população" de que a melhora é real.
O executivo afirmou que muitos investimentos foram realizados e continuam sendo feitos nesse sentido. A empresa planeja investir cerca de R$25 bilhões no país até 2027, sendo a maior parte destinada à área de distribuição.
Ele destacou que as mudanças climáticas têm aumentado os desafios para as distribuidoras de energia, mas ressaltou que vêm sendo feitos esforços para minimizar os impactos.
"Vivemos uma safra de chuva, em São Paulo sobretudo, bem mais intensa que anos passados... Mas, apesar disso, sob efeito do plano de investimentos, conseguimos enfrentar esse cenário mais desafiador com uma redução de mais 50% no tempo médio de atendimento em SP", disse Scala à Reuters.
"Vamos seguir melhorando esses indicadores com mais investimentos e melhorias operacionais. Mas já conseguimos o feito de inverter uma tendência", enfatizou.
O CEO da Enel Brasil também disse estar confiante de que essas medidas contribuirão para a renovação antecipada da concessão da companhia.
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