Crescimento de serviços na China atinge nível mais baixo em sete meses com o impacto das tarifas, mostra PMI do Caixin

PEQUIM (Reuters) - A atividade de serviços da China expandiu no ritmo mais lento em sete meses em abril, com o crescimento do volume de novos pedidos diminuindo em relação a março, devido à incerteza causada pelas tarifas dos Estados Unidos, mostrou uma pesquisa do setor privado nesta terça-feira.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de serviços do Caixin/S&P Global caiu para 50,7 em abril, de 51,9 em março, a leitura mais baixa desde setembro. A marca de 50 separa expansão de contração.

Isso ficou, de modo geral, em linha com a pesquisa oficial, que mostrou que a atividade de serviços diminuiu de 50,3 em março para 50,1. O PMI do Caixin é considerado uma leitura melhor das tendências entre as empresas menores e mais voltadas para a exportação.

Apesar do crescimento econômico mais forte do que o esperado no primeiro trimestre, apoiado pelo estímulo do governo, a economia da China enfrenta riscos deflacionários persistentes, uma retração prolongada no setor imobiliário e ameaças das tarifas dos EUA.

Cerca de 48% dos empregados na China trabalharam no setor de serviços em 2023 e o setor contribuiu com 56,7% do PIB total no ano passado. Mas as ações comerciais do presidente dos EUA, Donald Trump, podem atingir duramente o setor manufatureiro e prejudicar os planos de contratação de empresas e a confiança do consumidor.

"Com uma nuvem sobre as perspectivas do mercado, tanto a confiança das empresas quanto a do consumidor estão fracas, dificultando o aumento da demanda interna", disse Wang Zhe, economista sênior do Caixin Insight Group.

"Os efeitos do atual impasse tarifário entre a China e os EUA serão gradualmente sentidos no segundo e terceiro trimestres. Dessa forma, as autoridades devem se preparar bem e tomar medidas o quanto antes", disse Wang.

A pesquisa de serviços do Caixin mostrou que o crescimento de novos negócios desacelerou para o seu nível mais fraco desde dezembro de 2022, embora os pedidos de exportação tenham aumentado ligeiramente, em parte devido à recuperação do turismo. Alguns prestadores de serviços citaram problemas devido às tarifas dos EUA que afetam o comércio de mercadorias.

A confiança empresarial no setor de serviços cresceu pelo ritmo mais lento desde fevereiro de 2020, com as empresas citando as tarifas dos EUA como uma grande preocupação.

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Os provedores de serviços cortaram empregos pelo segundo mês consecutivo para reduzir os custos, levando a um aumento nos trabalhos em atraso, empurrando o indicador correspondente para o território expansionista pela primeira vez este ano.

As empresas reduziram os preços para atrair clientes, apesar dos custos mais altos de insumos.

O PMI Composto da Caixin para a China caiu para 51,1 em abril, de 51,8 no mês anterior.

(Reportagem de Liangping Gao e Ryan Woo)

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