Ações europeias fecham perto de pico em 9 semanas, com impulso de papéis de serviços públicos e telecomunicações

Por Sruthi Shankar e Ragini Mathur e Purvi Agarwal

(Reuters) - As ações europeias fecharam nos maiores níveis em quase nove semanas nesta terça-feira, com empresas de serviços públicos e de telecomunicações na liderança dos ganhos, enquanto alguns balanços corporativos positivos também melhoraram o humor do mercado.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,73%, a 554,02 pontos, depois de atingir o maior nível em oito semanas.

A maioria das bolsas regionais também encerrou em alta, com a da Alemanha atingindo um recorde e a da Espanha sendo negociada no seu nível mais alto desde 2008.

As empresas de serviços públicos subiram 1,8%, na liderança dos ganhos mais amplos, com a portuguesa EDP Renováveis subindo 4,1% depois que o Deutsche Bank elevou a recomendação das ações de "manter" para "compra".

As ações da desenvolvedora de energia eólica offshore Oersted saltaram 14,5% e as da Vestas Wind ganharam 4,8% depois que o governo dos Estados Unidos suspendeu uma ordem de parada de um mês em uma grande instalação eólica offshore planejada na costa de Nova York.

O ganho de 7,3% da Vodafone, depois que a companhia disse que prevê crescimento do fluxo de caixa este ano, impulsionou o setor de telecomunicações para alta de 1,7%.

Os mercados também se estabilizavam após o rebaixamento do crédito soberano dos EUA pela Moody's na sexta-feira, o que minou o apetite por risco. Entretanto, Wall Street se recuperou de quedas iniciais e fechou estável na segunda-feira.

"O rebaixamento abalou um pouco a confiança ontem, mas parece que superamos isso rapidamente... Portanto, (hoje) parece apenas um pouco de reequilíbrio no apetite", disse Daniela Hathorn, analista sênior de mercado da Capital.com.

Continua após a publicidade

As ações de luxo, que estão expostas aos consumidores chineses, registraram ganhos nesta terça-feira, com a LVMH subindo 1,3%, a Burberry ganhando 3,7% e a Kering avançando 4%. O setor de luxo mais amplo teve alta de 0,3%.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,94%, a 8.781,12 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,42%, a 24.036,11 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,75%, a 7.942,42 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,89%, a 40.522,44 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,59%, a 14.323,40 pontos.

Continua após a publicidade

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 1,75%, a 7.376,68 pontos.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.