Thyssenkrupp separa unidades automotivas e de trading em nova reestruturação

BERLIM/FRANKFURT (Reuters) - A Thyssenkrupp anunciou nesta segunda-feira que separará suas divisões automotiva, de trading e de tecnologias verdes nos próximos anos, na mais recente iniciativa de reestruturação do conglomerado alemão.

A mudança abrirá as três divisões para investimentos por terceiros, disse a Thyssenkrupp, acrescentando que permanecerá como proprietária majoritária de cada uma das empresas em qualquer configuração futura.

As unidades de Tecnologia Automotiva e Serviços de Materiais serão preparadas para o mercado de capitais, disse a empresa, sem especificar. A Decarbon Technologies, uma empresa voltada para a redução de CO2, também vai se separar do grupo.

"Tal passo nos permitirá alavancar todo o potencial de criação de valor dos negócios e usar sua independência de forma direcionada para investimentos, oportunidades de mercado e crescimento adicional", disse o presidente-executivo da Thyssenkrupp, Miguel Lopez.

A Thyssenkrupp disse que o objetivo do grupo é se tornar uma holding com participações acionárias em áreas de negócios independentes.

A Thyssenkrupp está atualmente preparando suas duas outras divisões para um futuro separado do grupo: A divisão de navios de guerra deve ser desmembrada em 2025, enquanto a unidade de siderurgia vai fazer parte de uma joint venture 50:50 com o bilionário tcheco Daniel Kretinsky.

(Por Friederike Heine e Christoph Steitz)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.