BCE vai manter abordagem flexível enquanto guerra entre Israel e Irã aumenta riscos, diz Panetta
MILÃO (Reuters) - O Banco Central Europeu vai manter uma abordagem flexível em relação às decisões de política monetária em um cenário em que o conflito entre Israel e o Irã agrava os riscos da política comercial dos Estados Unidos, disse nesta quarta-feira o membro do Conselho do BCE Fabio Panetta.
Panetta, que dirige o banco central da Itália, disse que a inflação da zona do euro provavelmente permanecerá abaixo da meta de 2% por um longo período, em um cenário de economia "persistentemente fraca".
Em um discurso em uma conferência bancária em Milão, ele apontou para "riscos substanciais e difíceis de quantificar" para as perspectivas econômicas decorrentes da política comercial dos EUA e da situação no Oriente Médio.
"Diante desse cenário, o Conselho do BCE, em sua reunião mais recente, reafirmou uma abordagem flexível, mantendo suas opções em aberto", disse ele.
"Ele continuará a tomar decisões a cada reunião, sem se comprometer previamente com um curso para a política monetária", acrescentou.
(Reportagem de Valentina Za)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.