Acordo de US$36 bi da Mars com Kellanova pode levar a aumentos de preços, diz UE
Por Foo Yun Chee e Benoit Van Overstraeten
BRUXELAS (Reuters) - A aquisição da Kellanova, fabricante da Pringles, pela Mars, pode levar a aumentos de preços, pois aumentará o poder de negociação da Mars com varejistas, alertou o órgão de defesa da concorrência da União Europeia nesta quarta-feira ao abrir uma investigação em grande escala sobre o negócio de US$36 bilhões.
A análise da UE pode forçar a Mars a se desfazer de ativos para lidar com as preocupações de concorrência da UE ou arriscar que o negócio seja bloqueado.
A Mars anunciou o acordo em agosto passado, um dos maiores do setor e que pretende deixar sob um mesmo teto marcas como M&Ms, Snickers, Whiskas, Pringles, Pop-Tarts e cereais Kellogg.
O órgão de fiscalização da concorrência da União Europeia afirmou que o acordo aumentará o portfólio de produtos da Mars, o que dará à companhia maior poder de negociação ante varejistas.
A Comissão afirmou que ambas as empresas têm uma forte posição em diversos mercados de produtos em vários países da UE, devido ao fato de suas marcas serem consideradas essenciais para os consumidores.
A Comissão também citou preocupações de alguns varejistas europeus sobre o aumento do poder de barganha da Mars e que eles podem ser forçados a aceitar preços mais altos do grupo combinado.
"Como os preços dos alimentos atingidos pela inflação continuam altos em toda a Europa, é essencial garantir que essa aquisição não aumente ainda mais o custo das cestas de compras", disse a chefe antitruste da UE, Teresa Ribera, em comunicado.
A Comissão estabeleceu o prazo de 31 de outubro para sua decisão.
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