Ações europeias recuam pressionadas por quedas de papéis de bancos e mineração

Por Sukriti Gupta e Shashwat Chauhan

(Reuters) - As ações europeias fecharam em baixa nesta sexta-feira, pressionadas por quedas de papéis relacionados a bancos e  mineração, com o foco agora mudando para o prazo de 9 de julho para que parceiros comerciais cheguem a um acordo com os Estados Unidos.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,48%, a 541,13 pontos, registrando uma queda semanal leve.

O setor de recursos básicos ficou atrás dos principais setores do STOXX 600, com queda de 1,4%, conforme preços dos metais básicos, incluindo o cobre, ficaram sob pressão.

O setor de bancos da zona do euro caiu 1,3%, com o espanhol BBVA liderando as quedas, com baixa de 2,6%.

Ajudando a limitar as perdas, o setor de saúde avançou 1,1%. As farmacêuticas Novartis, Roche e Novo Nordisk registraram ganhos.

Na última notícia sobre tarifas, o presidente norte-americano, Donald Trump, disse que Washington começará a enviar cartas a países nesta sexta-feira especificando quais taxas tarifárias serão aplicadas às importações para os EUA.

Com a pausa de 90 dias de Trump em relação ao aumento das tarifas dos EUA terminando na próxima semana, investidores adotaram uma postura cautelosa, já que vários grandes parceiros comerciais, incluindo a União Europeia, ainda não fecharam acordos comerciais.

A UE está pressionando por um acordo preliminar com os EUA antes do prazo final, buscando alívio tarifário imediato em setores importantes como parte de qualquer acordo comercial.

Continua após a publicidade

"As negociações também estão em andamento sobre uma série de questões não tarifárias... É provável que o resultado seja um 'acordo em princípio' de duas páginas, que vai deixar muitos problemas para depois enquanto mantém as tarifas existentes", disseram analistas do J.P. Morgan em nota.

Em LONDRES, o índice Financial Times ficou estável, a 8.822,91 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,61%, a 23.787,45 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,75%, a 7.696,27 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,80%, a 39.622,11 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,48%, a 13.973,00 pontos.

Continua após a publicidade

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,30%, a 7.777,66 pontos.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.