Vendas da Kraft crescem 15% nos emergentes
Valor
03/11/2011 18h15
SÃO PAULO - Os emergentes puxaram para cima o resultado da Kraft Foods, segunda maior empresas de alimentos do mundo, depois da Nestlé. A receita líquida da empresa subiu 8,4% no terceiro trimestre, para US$ 12,7 bilhões (excluindo os efeitos cambiais). Nos mercados emergentes, onde o Brasil está incluído, o crescimento orgânico foi de 15,3%, para US$ 3,8 bilhões.
Já na América do Norte e na Europa a variação foi de 5,9% (para US$ 6 bilhões) e 5,2% (atingindo US$ 2,8 bilhões), também excluindo a variação cambial.
O lucro operacional também disparou nos mercados emergentes: crescimento de 44,9% no trimestre, para US$ 613 milhões (excluindo itens extraordinários). Na empresa como um todo, o lucro operacional subiu 12,2%, para US$ 1,81 bilhão.
Nas vendas globais, o segmento de biscoitos foi o que mais cresceu no trimestre: 9%, seguido por chocolate (8%), enquanto balas e gomas de mascar cresceram apenas 2%.
A Kraft mantém em curso um plano para separar as suas áreas de negócios de guloseimas (que reúnem chocolates, balas e biscoitos) da área de mercearia, mais forte nos Estados Unidos. Segundo a empresa, a separação estará concluída até o fim de 2012.
(Daniele Madureira | Valor)