IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Para manter empregos, operários da Scania aprovam reajuste menor

22/09/2015 21h19

Operários da Scania aceitaram reduzir o reajuste salarial previsto num acordo coletivo celebrado há um ano para evitar demissões na fábrica da montadora em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.


O reajuste acima da inflação - ou um total de quase 12% - foi substituído por um aumento dos salários de 5%, mais o pagamento, em janeiro, de um abono, não incorporado aos vencimentos, de R$ 6 mil.

Segundo o sindicato dos metalúrgicos da região, a proposta, aprovada hoje pelos trabalhadores, garante a estabilidade do emprego por mais um ano, num momento em que a empresa ameaçava demitir 450 funcionários, ou o equivalente a 14% dos cerca de 3.200 pessoas empregadas no parque industrial.

A montadora, porém, adianta que terá que voltar a negociar com o sindicato caso a crise que atinge a indústria de caminhões piore ainda mais.

O acordo aprovado hoje também antecipa para abril o pagamento da primeira parcela do 13º salário de 2016, assim como adianta para junho o depósito da participação nos lucros e resultados (PLR).