IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Tribunal de Justiça acata pedido de recuperação judicial do Grupo GEP

03/02/2016 21h41

O juiz Marcelo Barbosa Sacramone, da 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, deferiu nesta quarta-feira o pedido de recuperação judicial do Grupo GEP.

O pedido foi registrado pela Blue Bird, holding que controla o grupo dono das redes varejistas de moda Cori, Luigi Bertolli, Emme e Offashion, além de ser franqueado exclusivo da marca americana Gap no Brasil. O grupo está sendo representado no processo pelo escritório Renato Mange Advogados Associados.

Em sua decisão, o juiz afirmou: "A crise econômico-financeira que acomete as quatro requerentes é latente e incontroversa, lhes sendo cabível o pedido de recuperação judicial como meio de solução para a adversidade que atravessam. Assim, reconhecida e demonstrada a existência de grupo societário formado entre as quatro requerentes, determino, para efeitos de processamento do feito, ser a presente modalidade litisconsorcial de caráter ativo e necessário para Blue Bird Participações, GEP Indústria e Comércio Ltda., Tudo Bem Comércio Ltda. e Oasis Empreendimentos e Participações Ltda".

O juiz nomeou a KPMG Corporate Finance como administrador judicial e determinou prazo de 48 horas para apresentação da minuta do edital e dez dias para o primeiro relatório.

O GEP opera 97 lojas no país, das quais 46 são pontos da marca Luigi Bertolli, 18 Emme, 16 Cori, 10 GAP e 7 Offashion. Com cerca de 1,6 mil funcionários, o grupo registrou faturamento de R$ 544 milhões em 2015, de acordo com o pedido de recuperação judicial.

A empresa justificou no processo que o volume de vendas do grupo como um todo caiu consideravelmente no ano passado, forçando descontos nos produtos e queda de rentabilidade. O endividamento do grupo é de R$ 513,3 milhões.