Bolsas

Câmbio

Consumo de energia cai 5,7% no país em janeiro, aponta ONS


O consumo de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) caiu 5,7% em janeiro, ante igual período de 2015, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). De acordo com dados preliminares do boletim mensal, a carga do sistema totalizou 65.608 mil megawatts (MW) médios no mês passado. Na comparação com dezembro, houve aumento de 0,5% no consumo.

"A ocorrência de chuvas, acompanhada de temperaturas amenas no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, bem como o baixo desempenho da atividade econômica, diante da demanda interna fraca causada principalmente pelo alto endividamento das famílias, na presença de taxas de juros e de desemprego elevadas, impactaram negativamente o comportamento da carga do SIN durante o mês de janeiro/16", citou o ONS, em nota.

Ainda segundo o ONS, a elevação das tarifas de energia elétrica vem se refletindo nos padrões de consumo de energia, contribuindo para a redução da carga, principalmente nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul onde a influência dos aumentos tarifários tem sido maior.

A maior retração se deu no consumo do subsistema Sudeste/Centro Oeste, que caiu 7,3% entre janeiro de 2015 e janeiro de 2016, para 38.451 mil MWm. Já a carga do subsistema Nordeste caiu 6,1% na comparação anual (para 10,078 mil MWm), enquanto no Sul a retração foi de 4,4% (11.860 mil MWm).

O subsistema Norte foi o único a registrar aumento no consumo, de 4,3%, para 5.219 mil MWm. Segundo o ONS, o aumento está atrelado à interligação do sistema Macapá, que, a partir de outubro, encontra-se totalmente interligado ao SIN.

Já no acumulado dos últimos 12 meses, a carga do SIN caiu 2,5% frente a igual período anterior.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos