IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar fecha em alta após dado de emprego nos EUA; mas cai na semana

05/02/2016 17h36


O dólar encerrou a sexta-feira em alta frente ao real, reagindo ao dado do relatório de emprego nos Estados Unidos, "payroll", que reforçou a leitura de que uma alta de juros pelo Federal Reserve neste ano não pode ser descartada.

O dólar comercial subiu 0,37%, encerrando a R$ 3,9090. Com isso a moeda americana encerra a semana em queda de 2,83%, maior recuo para o período desde a semana encerrada em 20 de novembro de 2015. Considerando os cinco primeiros pregões de fevereiro, essa foi a maior queda desde 1999. No ano, o dólar cai 1,20%.

A moeda americana acelerou a alta após o relatório do mercado trabalho nos EUA.

Foram criadas 151 mil novas vagas, ante expectativa de 185 mil. Mas taxa de desemprego ficou em 4,9%, ante expectativa de estabilidade em 5,0%. O ganho salarial médio por hora trabalhada subiu 0,47%, ante estimativa de 0,3% no mês. "Em geral, os dados foram positivos, houve um aumento dos salários e a surpresa negativa do lado da criação de vagas veio em grande parte do setor de construção e transporte, que foram afetados pelo inverno", afirma Luciano Rostagno, estrategista-chefe do Banco Mizuho do Brasil.

O dado trouxe dúvidas em relação à possibilidade do Federal Reserve manter a taxa de juros estável diante da inflação baixa nos EUA, que vinha ganhando força no mercado e alimentou um movimento de venda de dólares nesta semana.

Na semana que vem, o mercado aguarda o discurso da presidente do banco central americano, Janet Yellen, no Congresso americano, o que poderá trazer novas sinalizações sobre a política monetária nos EUA.

Lá fora, a moeda americana subia 1,80% em relação ao dólar australiano, 0,17% diante da lira turca e 0,68% frente ao rand sul-africano.

No mercado local, a autoridade monetária seguiu com a rolagem do lote de US$ 10,118 bilhões em swaps cambiais que vence em março e renovou hoje mais 11.900 contratos.

Na semana que vem, os mercados futuros na BM&F estarão fechados na segunda e terça-feira por conta do feriado de Carnaval e retomarão as operações na quarta-feira à tarde.