IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Movimento de veículos nas estradas recua em janeiro

10/02/2016 13h26


O índice ABCR de Atividade, que mede o fluxo de veículos nas estradas concedidas à iniciativa privada, caiu 1,4% em janeiro sobre dezembro de 2015. Na comparação dos meses de janeiro de 2016 e 2015, a queda foi maior, de 5,2%; e na análise dos últimos 12 meses até janeiro, a retração ficou em 2,3%.

Em todos os cenários, os resultados refletem a queda da atividade econômica brasileira, com alta retração no volume de veículos pesados - que escoa a produção industrial.

"O movimento das rodovias concedidas segue refletindo o momento econômico, que nos apresenta indicadores de queda de renda, de produção industrial, de consumo e aumento na taxa de desemprego. A produção industrial de 2015, por exemplo, fechou com um recuo acumulado de 8,3%. Se avaliarmos os dados de fluxo de veículos pesados nas estradas, que historicamente refletem o que acontece na produção e transporte de bens no país, encontraremos a mesma linha de resultados, com uma queda de 9,9% na comparação ano contra ano", diz Rafael Bacciotti, economista da Tendências Consultoria.

O índice é produzido pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) em conjunto com a Tendências Consultoria Integrada.

Na análise dos últimos 12 meses até janeiro, métrica que permite olhar os resultados de forma mais ampla, houve queda de 6,4% no fluxo de pesados e de 0,9% no de leves. Segundo Bacciotti, é possível identificar nesse intervalo, por exemplo, a trajetória "de decrescimento acelerado no fluxo pedagiado de veículos pesados, acompanhando a evolução da produção da indústria, enquanto o fluxo de veículos leves absorve a queda numa velocidade mais reduzida, mas ainda assim persistente, pelo ajuste em processo nos dados de renda e emprego".