IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Abear quer que ministro do TST faça proposta a trabalhadores de aéreas

16/02/2016 11h36


A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) espera que o vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Ives Gandra, formule uma proposta para conseguir um acordo entre as companhias aéreas e os sindicatos de trabalhadores do setor. O TST agendou uma audiência de negociação para quarta-feira, dia 17, em Brasília.

Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, diz que espera obter um acordo amanhã, depois de seis propostas recusadas. "Nossa expectativa é que o ministro Ives Gandra formule ele mesmo uma proposta. Ele tem ouvido nossas ponderações e pode formular uma proposta do Tribunal para conseguir um acordo", disse em teleconferência com jornalistas, ao apresentar os dados do setor aéreo no país em janeiro.

Os aeronautas e aeroviários, representados por sindicatos, filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (Fentac), pedem um reajuste de 11% nos salários e benefícios sociais, com aumento retroativo à data-base das categorias, que é 1º de dezembro.

TAM, Gol, Azul e Avianca propuseram pagamentos parcelados por faixas salariais, mas não retroativas à data-base, o que criou um impasse à última tentativa de acordo.

Em 3 de fevereiro, uma greve nacional para reivincidar o reajuste atingiu por duas horas 12 aeroportos do país. Os voos domésticos decolaram com atraso, mas nenhum foi cancelado, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).