IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Demanda por voos no Brasil cai 4% em janeiro, diz Abear

16/02/2016 15h15


A demanda por transporte aéreo doméstico diminuiu 4% em janeiro, em comparação a igual período de 2015, informou a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). A oferta doméstica teve redução de 2,38% e, com isso, a taxa de ocupação diminuiu 1,41 ponto porcentual, para 83,18%. O número de passageiros embarcados superou 9 milhões, baixa de 1,95%.

No mercado internacional, a oferta subiu 6,12% em janeiro, na comparação anual, enquanto a demanda cresceu 7,23%. A taxa de ocupação aumentou 0,89 ponto percentual e atingiu 85,25% no período.

Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, disse que os dados confirmam as expectativas preliminares de queda na oferta, na demanda, na taxa de ocupação e no número de passageiros pagos no mercado doméstico. "Do outro lado, a aposta no mercado internacional para recuperar em dólares a receita perdida em reais cresce a olhos vistos."

Para Mauricio Emboaba, consultor da Abear, janeiro deu continuidade às quedas mais acentuadas da demanda vistas no segundo semestre de 2015, em relação à primeira metade do ano passado. "É um cenário que progressivamente se agrava", afirmou, em teleconferência com jornalistas. No mercado internacional, a situação é diferente, segundo ele, devido ao início de operação da Azul para os Estados Unidos.

Diante do sexto mês consecutivo de retração do mercado doméstico, Sanovicz disse não ver um horizonte próximo de mudança no ambiente econômico. A Abear projeta redução da oferta de 7% e queda da demanda em nível igual ou superior em 2016, mas considera cedo para prever se o cenário pode se deteriorar e levar a revisões para baixo da estimativa.