IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confiança da indústria recua ao menor nível em cinco meses, aponta FGV

29/02/2016 08h31

O Índice de Confiança da Indústria caiu 1,5 ponto em fevereiro para 74,7 pontos, menor nível desde setembro de 2015.

De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), o recuo ocorreu em 10 dos 19 setores pesquisados e foi puxado pelo indicador de expectativas (IE) que caiu 2,8 pontos para 72,6, menor nível da série.

O índice de situação atual (ISA) também reforçou a retração da confiança ao cair 0,5 ponto, para 77,1 pontos.

Para a FGV, o resultado do mês reforça a avaliação de que a recuperação da confiança nos últimos meses não se sustentaria até o fim do semestre.

"A queda do ICI devolve mais da metade da alta acumulada entre o mínimo histórico, ocorrido em agosto, e o mês passado. Além de sinalizações de que a demanda interna continua enfraquecendo, a pesquisa mostra uma piora expressiva das expectativas em relação aos próximos meses", destacou, em nota, Aloisio Campelo Jr., superintendente adjunto para ciclos econômicos da FGV.

Entre os indicadores que derrubaram as expectativas, a maior influência veio do que mede o ímpeto dos empresários em contratar nos próximos três meses, que caiu 5,2 pontos. Para a FGV, o número indica a continuidade no ajuste de pessoal na indústria.

A maior contribuição para a queda do ISA foi a piora do indicador que mede a satisfação com o nível de demanda atual, que caiu 2,3 pontos, para 74,8 pontos, o mínimo histórico.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) recuou 0,5 ponto percentual em fevereiro, atingindo 73,6%, o menor nível da série histórica iniciada em 2001.

A sondagem da indústria de fevereiro coletou informações de 1.101 empresas entre os dias 1º e 24 deste mês.

O que é inflação? Entenda

TV Folha