IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Índice de confiança dos serviços tem queda em fevereiro, indica FGV

29/02/2016 08h51

O Índice de Confiança de Serviços caiu 0,7 ponto em fevereiro, na comparação com janeiro, informou a Fundação Getulio Vargas.

Para a FGV, embora o indicador tenha subido 0,6 ponto na comparação de médias móveis trimestrais, o cenário econômico fraco mantém a deterioração das avaliações no setor.

"Os sinais de uma relativa melhora na percepção das empresas registrados no início do ano não se confirmaram em fevereiro. O ambiente econômico permanece marcado por uma demanda em queda, encolhimento do mercado de trabalho e piora nas condições de crédito", destacou em nota a instituição.

Neste mês, o recuo da confiança foi verificado em 9 de 13 atividades e foi determinado tanto pelas avaliações sobre o momento presente quanto pelas expectativas em relação aos meses seguintes. O Índice de Situação Atual (ISA-S) recuou 0,6 ponto, após subir 2,5 pontos em janeiro e o Índice de Expectativas (IE-S) recuou 0,7 ponto, após subir 0,7 ponto no mês anterior.

Entre os componentes que pioraram o indicador da situação atual estão o volume de demanda atual, que recuou 0,7 ponto. Já a queda das expectativas foi determinada pela retração em 1,4 ponto do índice que mede o grau de otimismo em relação à evolução da situação dos negócios nos seis meses seguintes.

O indicador que avalia o grau de facilidade para obtenção de crédito pelas empresas ficou em 59,8 pontos, alcançando o piso da série histórica iniciada em junho de 2008. A proporção de empresas que consideram "fácil" a obtenção de crédito no momento ficou em 8,5%, enquanto a parcela das que a consideram "difícil" alcançou 30,5%. Em fevereiro do ano passado, essas proporções haviam sido de 10,7% e 18,4%, respectivamente.

A sondagem de serviços de fevereiro coletou informações de 1.932 empresas entre os dias 3 e 24 deste mês.