Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Custo da construção em SP fica estável em fevereiro

02/03/2016 10h51

O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil no Estado de São Paulo ficou praticamente estável em fevereiro, ante janeiro, com leve alta de 0,05%. O valor no mês foi de R$ 1,15 mil por metro quadrado.

O índice, calculado pelo SindusCon-SP e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), leva em conta as obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos e reflete a variação dos custos das construtoras utilizado nos reajustes de contratos de obras. Em 12 meses, a alta do CUB foi de 4,82%.

De acordo com o vice-presidente de economia do SindusCon-SP, Eduardo Saizan, "a estabilidade reflete a baixa atividade da construção e, consequentemente, a reduzida demanda por insumos, de um lado, e queda no nível de emprego no setor, de outro."

Os custos médios com materiais de construção tiveram aumento de 0,06% no mês passado, enquanto os gastos com mão de obra aumentaram 0,04% e os administrativos indicaram estabilidade.

Nas obras não incluídas na desoneração da folha de pagamentos, o CUB também teve leve aumento de 0,05% em fevereiro na comparação com o mês anterior, ficando em R$ 1,23 mil por metro quadrado. Em 12 meses, esse custo elevou-se em 4,95%.

Segundo a pesquisa, nenhum insumo da construção pesada registrou elevação acima do IGP-M, que subiu 1,29%.