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Receita do Carrefour sobe com Europa, Brasil e Argentina

10/03/2016 15h01

A varejista francesa Carrefour registrou um lucro líquido de 980 milhões de euros em 2015, queda de 21,5% na comparação com o resultado de 1,25 bilhão de euros entregue no ano anterior. A receita líquida da companhia avançou 3% no intervalo, para 76,94 bilhões de euros.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) cresceu 4% em 2015 frente a um ano antes, para 3,95 bilhões de euros, enquanto o lucro operacional somou 2,44 bilhões euros no acumulado do ano, alta de 2,4% sobre 2014.

De acordo com a companhia, o desempenho no ano passado foi impulsionado principalmente pelo rápido crescimento na Europa, "notavelmente na Espanha e na Itália". Em 2015, destaca, a margem comercial melhorou, refletindo o impacto positivo de vários planos de ação adotados. Na região da Europa, as vendas da empresa subiram 2,7% e somaram 55,996 bilhões de euros.

No caso da América Latina, a varejista também elogia a forte expansão no ano passado, mesmo em um ambiente mais difícil, com destaque para um "excelente crescimento nas vendas" no Brasil e na Argentina. As despesas de vendas, gerais e administrativas no ano incluíram, porém, um aumento dos custos de energia no Brasil. As vendas na região latino-americana subiram 2,9% em 2015, para 14,29 bilhões de euros.

Investimentos

O grupo varejista francês reafirmou as suas expectativas para 2016, entre elas a projeção de investimento total de 2,5 bilhões a 2,6 bilhões de euros no ano, além de manter "constante foco" na geração de fluxo de caixa livre. A companhia também vai trabalhar para manter seus atuais ratings pelas agências de classificação de risco e investir em crescimento sustentável.

"O Carrefour continua a investir em expansão. Em 2016, o grupo continuará a abertura de lojas em diferentes formatos, a um ritmo sustentável. Na França, a conversão da rede de lojas Dia está de acordo com os planos, com mais 500 unidades a serem transformadas em 2016", diz a empresa, no comunicado que acompanha o balanço.

Ainda de acordo com a varejista, uma das prioridades para o ano é o reposicionamento do modelo de negócios na China, que passa por um enfraquecimento da economia e rápidas mudanças nas necessidades dos consumidores. Nesse contexto, o Carrefour tem mantido o foco em progressos em projetos estruturais, incluindo a reformulação da cadeia de fornecimento, estratégia adotada também em outros países.

"O Carrefour está acelerando sua transformação digital. Essa ambição se revela na rede de lojas físicas e no desenvolvimento de serviços de comércio eletrônico em todos os países em que atua. Na França, a aquisição da Rue du Commerce nos permitirá enriquecer nossa oferta", destaca o relatório de administração.