Reclamações contra bancos caem 9,4% em fevereiro, segundo BC
O Banco Central (BC) computou 2.669 reclamações contra bancos e financeiras em fevereiro, uma queda de 9,4% em relação ao mês de janeiro. Esse volume considera apenas aquelas tidas como procedentes, que infringem normas do BC ou do Conselho Monetário Nacional (CMN).
No ranking de reclamações de instituições com mais de 2 milhões de clientes, o BMG voltou à liderança com índice de 66,4, resultado de 154 reclamações procedentes para 2,319 milhões de correntistas. A segunda colocação foi do Itaú, que subiu uma posição no ranking, com índice de 8,53 em fevereiro e um total de 513 reclamações para um universo de 60 milhões de correntistas.
O Bradesco aparece na terceira colocação com índice de 8,41, reflexo de 651 reclamações e 77 milhões de clientes. A Caixa saiu da segunda para a quarta colocação, com índice de 7,35, que capta 578 reclamações para 78 milhões de clientes. Encerrando o Top Five está o Banco do Brasil com índice de 5,17, que capta 293 reclamações dentre 57 milhões de clientes.
Para construir o ranking , o BC divide os bancos entre os com mais de dois milhões de clientes e os com menos. São considerados clientes aqueles com depósitos (contas correntes e poupanças) cobertos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), com operações de crédito e outros tipos de depósitos não cobertos pelo FGC. Para chegar ao índice que define a posição no ranking de reclamações, o BC considera o número de reclamações procedentes, divide pelo número de clientes e multiplica por um milhão.
Menos de 2 milhões de clientes
Entre bancos e financeiras com menos de dois milhões de clientes, o Agiplan liderou, com índice de 86,76 e 13 reclamações para uma base de 150 mil clientes. O BNP Paribas ficou em segundo, com índice de 58,8, que capta 88 reclamações para 1,515 milhão de clientes. Na sequência aparecem Daycoval e Citibank.
Tipos de reclamações
No ranking geral de reclamações, as queixas "irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartão de crédito" lideraram com 300 ocorrências. Caixa respondeu por 119 delas.
Na sequência aparece a oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada, com 259 queixas. Nesta, Itaú liderou com 99 casos. Cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados teve 244 menções. Bradesco liderou com 155 ocorrências.
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