Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

TIM lidera alta do Ibovespa, que avança com cenário político

21/03/2016 11h35

Os investidores da bolsa de valores ignoraram o desempenho negativo dos mercados internacionais nesta segunda-feira e passaram a comprar ações puxando o Ibovespa para cima. Às 11h31, o índice operava em alta de 0,60% aos 51.118 pontos.

A ação de maior valorização é a TIMP3, com alta de 6,25%, para R$ 8,33. Hoje, a Telecom Italia, dona da TIM, anunciou que negocia a saída do presidente da companhia, Marco Patuano. O centro da discórdia do executivo com a acionista Vivendi, segundo fontes, é o futuro da unidade brasileira. No ano passado, Patuano disse que a fusão da TIM com a Oi seria uma opção.

Na bolsa, o que tem determinado o comportamento do mercado acionário ainda é o cenário político. Na sexta-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, suspendeu a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil, alegando que ele foi nomeado para ter foro privilegiado e assim tirar as investigações sobre o petista das mão do juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava-Jato.

No domingo, a defesa do ex-presidente impetrou, junto com outros seis juristas, habeas corpus no STF para suspender a decisão de Gilmar Mendes. "Mas para o mercado, já está no preço o impeachment da presidente Dilma Rousseff e a saída de Lula do governo", disse um operador.

Hoje, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, tentará realizar a segunda das dez sessões plenárias que presidente Dilma Rousseff tem de prazo para apresentar sua defesa contra o processo de impeachment. A expectativa é que a oposição possa apresentar um parecer e levar o impeachment à votação na primeira semana de abril. "O otimismo com a bolsa hoje é estritamente político", disse Raphael Figueredo, analista da Clear Corretora.

Nesta segunda-feira, ocorre o vencimento de opções sobre o Ibovespa, mas especialistas do mercado garantem que não deve haver disputa entre investidores comprados e vendidos. "Não vai haver disputa, mas o volume financeiro deve ficar bem mais alto", disse um operador.

A quarta alta consecutiva no preço do minério de ferro na China, que subiu 2,3% para US$ 58,82 a tonelada impulsionou as empresas do setor de commodities. Os papéis da CSN ON subiam 4,41% e Vale PNA subia 0,80%.

Os papéis das instituições financeiras também operavam em alta. As ações do Bradesco ON subiam 1,08%, Bradesco PN subia 0,73%, Banco do Brasil ON subia 0,64%.

Entre as maiores baixas estavam Oi On (-1,69%), JBS ON (-0,58%) e Itaú Unibanco PN (-0,57%).