PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Reunião termina sem indicação de novo presidente na Telecom Italia

24/03/2016 17h40

A reunião nesta quinta-feira (24) do comitê de nomeações da Telecom Italia, dona da TIM Brasil, ocorrida em Milão, terminou sem a definição de um nome para substituir Marco Patuano, que deixou a posição de executivo-chefe da companhia na segunda-feira (21). O comitê voltará a se reunir logo após o feriado de Páscoa para retomar o processo de sucessão.

Entre os nomes que circulam no mercado italiano como potenciais candidatos, tem se destacado o de Flavio Cattaneo presidente da companhia ferroviária italiana NTV e atual membro do conselho de administração da Telecom Italia, segundo a agência Radiocor, na bolsa de Milão.

A ação da Telecom Italia fechou hoje em queda de 3,82%, a 0,9685 euro. De acordo com analistas italianos, a retração dos preços do papel reflete a expectativa sobre a indicação do novo CEO.

Também em queda (3,99%) ficou a ação da Mediaset, grupo de televisão que vem negociando uma aliança com a francesa Vivendi (recuo de 3,8%) na Itália. A explicação é que não há clareza ainda sobre o acordo entre as duas companhias.

A Vivendi é a maior acionista da Telecom Italia, com participação de 24,9%. Além de ter pressionado para a saída de Patuano, está participando ativamente da escolha do sucessor.

A empresa francesa, cujo maior acionista e presidente do conselho de administração é o bilionário Vincent Bolloré, quer eleger um executivo para a Telecom Italia que esteja alinhado com sua estratégia de focar mais nos resultados financeiros, e não tanto no operacional. A aprovação para a venda da TIM Brasil está entre os principais interesses de Bolloré, que quer manter a estratégia centrada na Europa.